Cristiane Costa no Sempre Um Papo

Cristiane costa foi a convidada do Sempre Um Papo de ontem. Integrando o ciclo de debates Nova Literatura Brasileira, ela apresentou seu livro Pena de Aluguel (Ed. Companhia das Letras), na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. Confira a conversa no vídeo.


O jornalismo ajuda ou atrapalha a atividade literária no Brasil? A pergunta que o escritor e jornalista João do Rio fez aos principais intelectuais brasileiros em 1904 é o ponto de partida desta história da encruzilhada entre literatura e jornalismo no país. Cem anos depois da enquete de João do Rio, publicada no livro O Momento Literário, Cristiane Costa levou a questão a 32 escritores jornalistas contemporâneos e reconstruiu a ponte entre os dois momentos literários.

Entre 1904 e 2004, boa parte dos escritores brasileiros buscou seu ganha-pão nas redações de jornais e revistas. Ao alugarem sua pena, levaram técnicas, práticas e ideias de um campo para o outro: modernizaram o texto da imprensa e injetaram elementos da linguagem jornalística na ficção e na poesia. Cristiane Costa faz dessa zona de fronteira – onde se cruzam questões culturais, econômicas, sociais, literárias, jornalísticas e do mercado editorial – um ângulo privilegiado (e ainda pouco explorado) para observar a história da imprensa e da literatura no Brasil.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s