MediaOn 2012 – VI Seminário Internacional de Jornalismo Online e III Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural

O MediaOn 2012 e III Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural abrem discussões sobre o jornalista e a audiência na era da mobilidade, curadoria e redes sociais

Comunicação e o Jornalismo Cultural conduzem a programação na primeira semana de dezembro no Itaú Cultural, com dois encontros internacionais, em mais um ano de correalização com o Terra, maior empresa latinoamericana de mídia digital. Do dia 4 ao dia 6, acontece o MediaOn – 6º Seminário Internacional de Jornalismo Online, e de 5 a 7 de dezembro, o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural, abrindo discussões sobre o jornalismo e a comunicação no século XXI e como o novo jornalista se comporta diante dos fenômenos causados pelas redes sociais, colaboração e mobilidade. É a primeira vez que os eventos ocorrem simultaneamente.

Todas as sessões têm transmissão ao vivo pelo site www.mediaon.com.br e pelo Portal Terra (www.terra.com.br) com extensa cobertura nas redes sociais como o Twitter e Facebook. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada painel. Grupos podem fazer reserva antecipadamente para assistir aos debates por meio do email: itaucultural@comunicacaodirigida.com.br. Alunos e professores de cursos de comunicação de todo o Brasil podem se reunir para assistir às transmissões – se o coordenador se responsabilizar por uma lista de presença, 75% de participação (por evento) dá direito a certificação digital.

Com dois dias de debates além da realização de uma oficina de Newsgames, o MediaOn 2012 coloca em pauta as novas empresas de produção de conteúdo, o futuro das notícias nos dispositivos móveis, a realidade da publicidade no meio online, as mudanças na produção e distribuição do jornalismo em redes sociais e a transparência na cobertura da Copa do Mundo de Futebol. O evento, que tem curadoria dos jornalistas Antonio Prada, Fernanda Cerávolo e Jaime Spitzcovsky, receberá, entre outros convidados, Philip DeBevoise, presidente e co-fundador da Machinima Inc., empresa de entretenimento e vídeo que atualmente é o maior canal de entretenimento do YouTube; Burt Herman, e co-fundador do Storify, plataforma de produção de reportagens com mídia social. Em 2012, o evento conta com o apoio da Online News Association (ONA).

Já o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural, que acontece em paralelo, com curadoria de Cristiane Costa e consultoria de Fábio Malini e José Geraldo Couto, tem como tema central o atual contexto social, no qual o jornalista de cultura coloca o público em contato com fontes e produtores – por meio de sites, blogs, mídias sociais, comunidades de interesse e projetos colaborativos –, sem o intermédio da mídia oficial. Na palestra de abertura, dia 5, Gumersindo Lafuente, ex-diretor de mídia digital do jornal El País, fala sobre o Jornalismo cultural na era digital: do púlpito para a conversação com as audiências, e no dia 7, o painel Game também é cultura?, que trata sobre a indústria de entretenimento que mais fatura no mundo, será seguida pela exibição do vídeo A Mecânica do jogo, documentário hipermídia e interativo que procura entender o papel da indústria e cultura de jogos no Brasil.

Confira a programação completa do Media On aqui

E a programação completa do Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural aqui.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s