O MediaOn 2012 e III Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural abrem discussões sobre o jornalista e a audiência na era da mobilidade, curadoria e redes sociais
Comunicação e o Jornalismo Cultural conduzem a programação na primeira semana de dezembro no Itaú Cultural, com dois encontros internacionais, em mais um ano de correalização com o Terra, maior empresa latinoamericana de mídia digital. Do dia 4 ao dia 6, acontece o MediaOn – 6º Seminário Internacional de Jornalismo Online, e de 5 a 7 de dezembro, o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural, abrindo discussões sobre o jornalismo e a comunicação no século XXI e como o novo jornalista se comporta diante dos fenômenos causados pelas redes sociais, colaboração e mobilidade. É a primeira vez que os eventos ocorrem simultaneamente.
Todas as sessões têm transmissão ao vivo pelo site www.mediaon.com.br e pelo Portal Terra (www.terra.com.br) com extensa cobertura nas redes sociais como o Twitter e Facebook. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada painel. Grupos podem fazer reserva antecipadamente para assistir aos debates por meio do email: itaucultural@comunicacaodirigida.com.br. Alunos e professores de cursos de comunicação de todo o Brasil podem se reunir para assistir às transmissões – se o coordenador se responsabilizar por uma lista de presença, 75% de participação (por evento) dá direito a certificação digital.
Com dois dias de debates além da realização de uma oficina de Newsgames, o MediaOn 2012 coloca em pauta as novas empresas de produção de conteúdo, o futuro das notícias nos dispositivos móveis, a realidade da publicidade no meio online, as mudanças na produção e distribuição do jornalismo em redes sociais e a transparência na cobertura da Copa do Mundo de Futebol. O evento, que tem curadoria dos jornalistas Antonio Prada, Fernanda Cerávolo e Jaime Spitzcovsky, receberá, entre outros convidados, Philip DeBevoise, presidente e co-fundador da Machinima Inc., empresa de entretenimento e vídeo que atualmente é o maior canal de entretenimento do YouTube; Burt Herman, e co-fundador do Storify, plataforma de produção de reportagens com mídia social. Em 2012, o evento conta com o apoio da Online News Association (ONA).
Já o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural, que acontece em paralelo, com curadoria de Cristiane Costa e consultoria de Fábio Malini e José Geraldo Couto, tem como tema central o atual contexto social, no qual o jornalista de cultura coloca o público em contato com fontes e produtores – por meio de sites, blogs, mídias sociais, comunidades de interesse e projetos colaborativos –, sem o intermédio da mídia oficial. Na palestra de abertura, dia 5, Gumersindo Lafuente, ex-diretor de mídia digital do jornal El País, fala sobre o Jornalismo cultural na era digital: do púlpito para a conversação com as audiências, e no dia 7, o painel Game também é cultura?, que trata sobre a indústria de entretenimento que mais fatura no mundo, será seguida pela exibição do vídeo A Mecânica do jogo, documentário hipermídia e interativo que procura entender o papel da indústria e cultura de jogos no Brasil.
Confira a programação completa do Media On aqui
E a programação completa do Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural aqui.