Curso na Casa do Saber do Rio: a função do autor na era digital

ImageA partir do dia 24 de Setembro e nas três terças-feiras seguintes, Cristiane Costa estará na Casa do Saber do Rio, na Lagoa, para falar sobre a tão propalada morte do autor na era digital.

Sinopse do curso: A função-autor ganhou outro sentido, como criador original, voltado para a construção de uma obra literária a ser impressa e divulgada por uma editora tradicional, vendida numa livraria física e comentada por críticos na imprensa, começam a ser acrescentadas novas funções. Ao mesmo tempo em que o escritor vem ganhando ferramentas, que permitem, entre outras coisas, que enriqueça seu texto com conteúdo multimídia e monitore sua audiência página a página, ele passou também a acumular uma série de novas tarefas, como alimentar suas fan pages e blogs. O novo autor tem autonomia para se encarregar ele mesmo de etapas como edição, distribuição e marketing, graças a plataformas cada vez mais simples de autopublicação, que trazem novas perspectivas a escritores que estiveram à margem do mercado editorial. Hoje, já não são poucos os casos que nascem em edições próprias e migram para as listas de mais vendidos. Mesmo os escritores que optam por uma grande editora são chamados a investir seu capital social nas mídias sociais, dialogar com seus leitores e, eventualmente, são até desafiados a explorar por conta própria todas as possibilidades (e ganhos) do livro eletrônico. Um curso para quem escreve ou gostaria de escrever e quer entender quais as novas ferramentas disponíveis para isso.

Aulas

  • 24 SET | 1. COMO ELE ESCREVE? 
    A função do autor ao longo da história. Adeus ao Word: a evolução dos softwares de escrita. A tradição narrativa não linear. Hipertexto, multimídia e interatividade. Realidade aumentada. Fan fiction, remix, mashup e sampler: o autor como um DJ.
  • 01 OUT | 2. COMO ELE PUBLICA? 
    As plataformas de autopublicação em papel e em meio digital. Templates para fazer você mesmo capa, miolo e distribuição. Impressão sob demanda. Vantagens e desvantagens da autopublicação.
  • 08 OUT | 3. COMO ELE DIVULGA? 
    O boca a boca: a importância das redes sociais para criar uma reputação. Algoritmos e sistemas de recomendação. O leitor ativo. Ferramentas de monitoramento de leitura. Economia da atenção.
  • 15 OUT | 4. COMO ELE COMERCIALIZA? 
    A revolução das livrarias virtuais. O mercado do livro digital. DRM, Creative Commons, pirataria e copyright. Novos modelos de negócio. O show do autor: ganhando dinheiro em outras frentes.

Informações e Inscrições:

DATA E INÍCIO
24 Setembro – Terça-feira, 20H00

HORÁRIO
20h

DURAÇÃO
4 encontros ( 24/09 , 01/10 , 08/10 , 15/10 )

VALOR
R$ 400,00

OBSERVAÇÕES

Desconto de 15% para compras com até 15 dias de antecedência.

As inscrições podem ser feitas através do telefone
2227-2237 de segunda a sexta das 11 às 20 horas

CASA DO SABER RIO O GLOBO

Av. Epitácio Pessoa, 1.164

Lagoa – Rio de Janeiro

Tel: (21) 2227-2237 / 222-SABER
inforio@casadosaber.com.br

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe um comentário